domingo, 24 de janeiro de 2010

Caixa volta a decepcionar no debate sobre PCS
Direção do banco apresenta aos empregados apenas as linhas gerais do plano



São Paulo - Na rodada da negociação específica realizada na quarta-feira 2, em Brasília (DF), a direção da Caixa Federal mais uma vez frustra os empregados ao apresentar apenas as linhas gerais do que a empresa chama de Plano de Funções Gratificadas (PFG), nome que a instituição está dando ao PCS, sem a descrição dos valores.

A proposta apresenta 15 níveis, com 15% de diferença entre eles, e acaba com as classes de filiais e mercados. Além disso, altera a nomenclatura dos cargos e os agrupa reduzindo de 119 para 56 funções mantendo os quantitativos. Também realinha cargos hierarquicamente de acordo com a complexidade, responsabilidade e atribuições.

Os empregados migrarão do PCC para o PFG de maneira automática, no cargo correspondente. Nesse processo de migração poderá ocorrer redução de remuneração básica, tendo em vista a reclassificação. Para garantir a irredutibilidade negociada na campanha salarial de 2009, a empresa propôs a criação do mecanismo APA - Adicional Provisório de Ajuste do PFG. A Caixa, porém, vincula a implantação do PFG à solução das jornadas da carreira técnica, reduzindo de 8 para 6 horas com redução proporcional do salário. A empresa afirma ainda que esta redução só pode acontecer por acordo coletivo.

Segundo o acordo aditivo já firmado neste ano, a implementação do PFG deveria acontecer, no máximo, no fim deste ano, mas a empresa já projeta que isto pode só ocorrer no 1º trimestre do ano que vem com efeito retroativo até a data da redução da jornada. Tentando colocar um problema que deve ser resolvido pela direção do banco no colo dos trabalhadores, os representantes da empresa afirmaram que "quanto mais rápido decidir a jornada, melhor para decidir o PFG".

A medida é totalmente contrária à proposta defendida pelos trabalhadores, que reivindicam jornada de 6 horas para todos os empregados sem diminuição de salário. Ainda este mês deve ser apresentada uma proposta de regime de transição no que se refere à redução da jornada de trabalho.

A mobilização em torno de um PCC justo deve ser intensificada em todo o país.

Condições de trabalho - Os representantes dos trabalhadores entregaram um laudo referente aos exaustores instalados recentemente pela Caixa nas bancas de penhor. O estudo foi contratado pelo sindicato dos bancários do Ceará e constata que os equipamentos são inadequados para os objetivos propostos. A Caixa recebeu o documento e disse que vai solicitar outro laudo técnico. A Contraf-CUT frisou que a questão deve ser apurada rigorosamente e os equipamentos devem ser substituídos.

Os empregados também apresentaram a denúncia de utilização de funcionários que não fazem parte do quadro de concursados da empresa para atividades exclusivas, a exemplo de abertura de contas e avaliação de risco. Essa prática acontece nas agências mineiras de Guaxupé e Muzambinho e é disseminada pelo país. A empresa informou que coíbe esse tipo de conduta e que irá averiguar esses casos.

Eleição Cipas - A empresa informou que a eleição nas unidades que não têm Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) constituída se dará por meio eletrônico em março de 2010.

Processo Seletivo Interno - Os representantes dos empregados cobraram da Caixa mudanças na RH 040, que acaba prejudicando, por exemplo, trabalhadores que estiveram afastados do exercício de suas funções por motivos de saúde. De acordo com a regra, eles adquirem menos pontos e têm suas chances de crescimento profissional reduzidas. A empresa informou que está ajustando a normativo.

Dias parados - A Caixa informou que está avaliando a proposta dos trabalhadores junto ao conselho diretor e que até a próxima semana informará as entidades.

Encontro dos Dirigentes Sindicais - Está marcado para o dia 18 de dezembro, na sede da Contraf/CUT em São Paulo (SP), o Encontro dos Dirigentes Sindicais da Caixa para debater assuntos da comissão de negociação permanente como PFG, jornada e entre outros assuntos.



Fenae, com Seeb Brasília - 03/12/2009