segunda-feira, 25 de julho de 2011

11 de agosto: luta pela jornada de 6 horas!


Foi aprovado, no Congresso Nacional dos funcionários do BB, o dia 11/08 como dia de luta pela jornada de 6 horas e em repúdio ao BB, por sua perseguição aos colegas do Maranhão que foram descomissionados. O Banco está retaliando funcionários no MA que ganharam na justiça o direito de trabalhar 6 horas.

Nossa jornada de 6 horas está na CLT. Os bancos tentam justificar a jornada de 8 horas dos comissionados alegando que são cargos de confiança. Mas a justiça do trabalho, contrariando tal argumento, não reconhece funções como gerência média, assistentes e analistas como cargos de confiança.

Lutar pela jornada de 6 horas é lutar por qualidade de vida para a categoria. A Campanha Salarial é o melhor momento que temos. Experiências anteriores já mostraram que o que não se resolve no Acordo Coletivo, ou fica “esquecido” pelo Banco, ou é implementado sem consulta à categoria, não atendendo nossas necessidades.

O Sindicato da Bahia tem a obrigação de seguir a deliberação do Congresso dos funcionários BB e organizar esse dia de luta pela jornada de 6h. A melhor forma de fazer isso é convocar uma assembléia para preparar o dia 11 de agosto e informar a categoria sobre o andamento das iniciativas jurídicas sobre o tema.

MNOB no Congresso dos Funcionários do BB

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Encontro do MNOB


No dia 17 de julho, as entidades que constroem o MNOB se reuniram para discutir a campanha salarial de 2011. Cerca de 65 bancários e bancárias debateram os eixos para a campanha de 2011, a necessidade de fortalecer o MNOB como alternativa à Contraf-CUT e a mobilizãção da categoria para o próximo período de reivindicações e lutas. Segue o relatório do Encontro Nacional do MONB.

RELATÓRIO ENCONTRO NACIONAL DO MNOB
(16/07/2011- Rio de Janeiro)



1. Total de participantes: credenciados: 65

> OPOSIÇÃO BA - 3

> OPOSIÇÃO BAIXADA FLUMINENSE/RJ - 3

> OPOSIÇÃO BH - 2

> OPOSIÇÃO BRASÍLIA - 2

> OPOSIÇÃO CE/AFBNB - 1

> OPOSIÇÃO FRIBURGO/RJ - 1

> OPOSIÇÃO PIAUÍ - 1

> OPOSIÇÃO PORTO ALEGRE - 1

> OPOSIÇÃO RIBEIRÃO PRETO/SP - 1

> OPOSIÇÃO cidade Rio de Janeiro - 16

> OPOSIÇÃO SP - 16

> SEEB BAURU - 2

> SEEB MA- 9

> SEEB RN - 6

> ASSOC.FUNC. BANRISUL - 1

> ANACEF - 1
2.Tese: FORTALECER O MNOB COMO INSTRUMENTO INDEPENDENTE, CLASSISTA E DEMOCRÁTICO DE ALTERNATIVA DE DIREÇÃO PARA A CATEGORIA BANCÁRIA



3. Pauta: Campanha Salarial (estratégia)
                Balanço e Organização do MNOB
                 Resoluções



4. Resoluções aprovadas:


Estratégia de campanha salarial:



> Reposição das perdas do Plano Real e a Isonomia;

> Campanha contra a mesa única da Fenaban;

> Impulsionar a campanha pela Isonomia;

> Defender os direitos dos funcionários incorporados pelo BB;

> Exigir estabilidade no emprego para todos os bancários, especialmente nos bancos privados;

> Defender acordo que garanta o direito de todos os funcionários de bancos públicos terem mesmo índice e demais conquistas econômicas;

> Fim da discriminação aos planos de benefício definido nos fundos de pensão;

> Investimento dos bancos nos planos de saúde e manutenção dos mesmos aos aposentados;

> Tíquete alimentação para os aposentados;

> PLR linear de 25% dos lucros;

> Defender, no BB, o retorno do antigo PCS, com interstícios de 12% e 16%;

> Jornada de 6 horas sem redução de salários;

> Combater o assédio moral atacando suas verdadeiras causas: fim de todo e qualquer tipo de metas, contratação de mais funcionários,critérios transparentes para comissionamentos, garantia de estabilidade no exercício de funções comissionadas e defesa do caráter social dos bancos públicos contra aestrutura atual, criada para a busca incessante de lucro.

> Fim das terceirizações e dos correspondentes bancários;

> Defender o fim do fator previdenciário e contra a implantação do fator 85/95, atualmente defendido pela CONTRAF/CUT. Pelo fim da altaprogramada do INSS;

> Construir, no dia 11/08, um Dia Nacional de Luta pela Jornada de 6 horas no BB, conforme aprovado em forma de resolução no Congresso dosFuncionários do BB. As atividades organizadas em cada local deverão ter como eixos - além da exigência ao BB de cumprimento da jornada de 6 horas para todos, sem reduçãosalarial – a exigência de fim imediato das punições impostas pelo BB aos colegas que conseguiram garantir najustiça este direito, como diversos colegas do Maranhão que foram DESCOMISSIONANDOS há dois meses. Exigir do BB querecomissione estes colegas imediatamente.

>Participar da Jornada de Lutas impulsionada pela CSP Conlutas e já aprovada pordiversos movimentos e entidades, na semana de 17 a26/08.

Jornada Nacional de Lutas - CSP CONLUTAS

A preparação da Jornada Nacional de Lutas que acontece de 17 a 26 de agosto já conta com as primeiras iniciativas por categorias de trabalhadores e dos movimentos. As paralisações do funcionalismo no dia 05 de julho, além de atividade da campanha salarial, já são uma ação em direção ao fortalecimento da jornada, assim como a preparação da greve para agosto nas bases do Sinasefe e os encontros regionais da entidade.


As atividades que vem sendo realizadas pelo movimento quilombola visam organizar uma plenária nacional no dia 24 de agosto, em Brasília.

A campanha “O minério tem que ser nosso” impulsionada pela CSP-Conlutas de Minas Gerais, terá seu 1º Encontro Estadual no dia 18 como parte da jornada.

As mobilizações organizadas pelo MTST, pelo Movimento Terra Livre, pelo MTL representarão a luta por moradia e pela reforma agrária; um ato previsto para o dia 30 de julho, no Rio de Janeiro, denuncia das remoções das comunidades para as obras da Copa e Olimpíadas. A ANEL deve realizar sua V Assembléia Nacional no dia 24 de agosto, em Brasília.

O cartaz e o manifesto da campanha já estão prontos. Serão rateados entre as regionais e entidades filiadas à Central. Quem não tiver os materiais, deve se informar nas CSP-Conlutas Regionais ou em suas entidades nacionais.

Até a semana da jornada, todas as quartas-feiras haverá reuniões de uma comissão operativa na sede da Central, para encaminhar as resoluções da Secretaria Executiva e o plano de intervenção na atividade.