segunda-feira, 25 de julho de 2011

11 de agosto: luta pela jornada de 6 horas!


Foi aprovado, no Congresso Nacional dos funcionários do BB, o dia 11/08 como dia de luta pela jornada de 6 horas e em repúdio ao BB, por sua perseguição aos colegas do Maranhão que foram descomissionados. O Banco está retaliando funcionários no MA que ganharam na justiça o direito de trabalhar 6 horas.

Nossa jornada de 6 horas está na CLT. Os bancos tentam justificar a jornada de 8 horas dos comissionados alegando que são cargos de confiança. Mas a justiça do trabalho, contrariando tal argumento, não reconhece funções como gerência média, assistentes e analistas como cargos de confiança.

Lutar pela jornada de 6 horas é lutar por qualidade de vida para a categoria. A Campanha Salarial é o melhor momento que temos. Experiências anteriores já mostraram que o que não se resolve no Acordo Coletivo, ou fica “esquecido” pelo Banco, ou é implementado sem consulta à categoria, não atendendo nossas necessidades.

O Sindicato da Bahia tem a obrigação de seguir a deliberação do Congresso dos funcionários BB e organizar esse dia de luta pela jornada de 6h. A melhor forma de fazer isso é convocar uma assembléia para preparar o dia 11 de agosto e informar a categoria sobre o andamento das iniciativas jurídicas sobre o tema.