domingo, 9 de setembro de 2012

Bancários do Maranhão decidem entrar em greve a partir do dia 18/09

Na última quarta-feira (05), categoria rejeitou a proposta da Fenaban e decidiu entrar em greve por tempo indeterminado.

05/09/2012 às 20:35
Ascom/SEEB-MA


Em assembleia realizada nesta quarta-feira (05/09), na sede do SEEB-MA, os bancários maranhenses decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 18 de setembro, em sintonia com o indicativo de greve da categoria em todo o país.

Na assembleia, os bancários rejeitaram a proposta de reajuste de 6% mantida pela Fenaban na última rodada de negociação ocorrida no dia 04/09. Para o presidente do SEEB-MA, José Maria Nascimento, a proposta é rebaixada diante dos lucros dos bancos e dos baixos salários pagos à categoria.

"O sistema financeiro nacional é o mais rentável do mundo e tem total condição de atender as reivindicações dos trabalhadores. Apenas no primeiro semestre deste ano, os seis maiores bancos brasileiros lucraram juntos quase R$ 25 bilhões [lucro líquido]" - ressaltou.

Contraf-CUT representa os patrões


Apesar dos lucros recordes, a Contraf-CUT pediu apenas 10% de reajuste para os grandes bancos, enquanto o Banco do Estado do Pará (Banpará) provisionou reajuste de 13% para seus empregados. "Como um banco estadual, com lucro menor, pode oferecer um índice superior ao apresentado pelos bancos privados, regionais e federais? Isso é um contra-senso apoiado pela Contraf" - afirmou o diretor Raimundo Costa.


Paralisações de advertência

De acordo com José Maria, o próximo passo da Campanha Salarial é intensificar as manifestações e paralisações nas agências com o objetivo de pressionar os banqueiros e o Governo Federal (patrão dos bancos públicos) a apresentarem uma proposta decente à categoria. No próximo dia 14/09 (sexta-feira) às 18h, na sede do SEEB-MA, será realizada a assembleia organizativa para definir os últimos detalhes da paralisação. É importante ressaltar que os bancários estão abertos ao diálogo e dispostos a avaliar novas propostas até o dia 17 de setembro.

Reivindicações


O SEEB-MA luta por reajuste de 23%, PLR de 25% do lucro líquido distribuídos de forma linear, piso do Dieese (R$ 2.416,38), reposição das perdas salariais, isonomia, contratação de mais bancários, entre outras questões!