domingo, 11 de agosto de 2013

EXIGIMOS A CONVOCÃO DO FÓRUM DOS DELEGADOS SINDICAIS


Construindo o 30 de agosto e a Campanha Salarial



Na última assembleia da categoria, ocorrida no dia 29 de julho, o MNOB/BA esteve presente e defendeu a construção do dia 30 de agosto, Dia Nacional de Greve e Paralisações, em bancários. Para tal, orientamos a realização de um fórum dos delegados sindicais e de uma assembleia de preparação da greve, dois espaços que deveriam acontecer na segunda semana de agosto. Essas propostas foram votadas como deliberações da assembleia e o sindicato se comprometeu a convocar o Fórum dos Delegados Sindicais antecipadamente, a fim de dar tempo para divulgação e organização desta reunião.
No dia 11 de julho, a classe trabalhadora entrou com força no processo de lutas que sacudiu o país. Apesar do boicote da grande mídia, esse dia de lutas foi a maior mobilização de trabalhadores em muitos anos, com paralisações e greves em diversas categorias e a realização de manifestações de rua por todo o país. Esse dia foi convocado por todas as centrais sindicais, que se unificaram em torno de reivindicações como o fim do fator previdenciário, mais verbas pra saúde e educação, contra as terceirizações e privatizações, etc.
Na Bahia, o 11 de julho foi uma vitória: várias categorias fizeram greve e paralisações e fizemos um ato de rua que reuniu dezenas de milhares de trabalhadores e estudantes. Em bancários tiramos greve para marcar o dia, duas assembléias foram realizadas e aprovaram a greve. A participação dos bancários no dia 11 de julho foi importante, mas poderia ter sido maior, com a categoria aderindo realmente, se tivéssemos apostado no trabalho de base. Uma mobilização, uma greve deve ser construída com a participação de toda a categoria.
Agora é hora de continuar a mobilização nacional, unificar a luta política e as reivindicações da campanha salarial. O 30 de agosto está sendo chamado pelas centrais sindicais e já faz parte do calendário da campanha salarial de algumas categorias de peso, como a bancária. A construção de uma greve importante em bancários no dia 30 pode significar fortalecimento da nossa campanha salarial e uma maior disposição da categoria para a luta, seja nas ruas, seja na possível greve da campanha salarial. Para tal, precisamos disputar a consciência de cada colega e dar condições para que todos participem das mobilizações. O primeiro passo para esse trabalho de base é fortalecer os delegados sindicais para essa disputa. O Fórum dos Delegados Sindicais é um espaço para isso, reunir os delegados para debater as mobilizações, ouvir a realidade de cada local de trabalho e pensar em táticas para mover os colegas.
Por isso, EXIGIMOS do Sindicato dos Bancários da Bahia que CONVOQUE urgentemente o FÓRUM DOS DELEGADOS SINDICAIS!O Sindicato dos Bancários da Bahia deve também viabilizar a participação dos delegados do interior com LIBERAÇÃO do trabalho, PASSAGEM e HOSPEDAGEM.

MNOB BA – Movimento Nacional de Oposição Bancária – Bahia

Filiado a CSP CONLUTAS