segunda-feira, 16 de setembro de 2013

AS RUAS APONTARAM O CAMINHO. AGORA É A VEZ DOS BANCÁRIOS!

Não é por mais 1% na proposta da Fenaban! É por direitos! 

Contra o assédio moral e o adoecimento da categoria!

Por isonomia de direitos!

Pela elevação do piso!

Pela jornada de 6 horas para todos!

Contra as demissões!


As manifestações populares que ocuparam as ruas do país em junho abriram uma nova situação em nosso país. Transformaram as nossas perspectivas de futuro e ampliaram os limites do que consideramos possível. Aprendemos que através da luta é possível mudar a pauta política do país e obter conquistas! Essa nova realidade levou também os trabalhadores às ruas por suas pautas próprias.
É neste novo contexto em que se inicia nossa campanha salarial. Isso pode dar ânimo novo à nossa greve, com um envolvimento maior dos bancários, e nos trazer vitórias. Para isso, precisamos participar de cada assembleia com toda força. Assim como a grande mídia tentou “queimar” as mobilizações de junho, os gestores dos bancos tentam enfraquecer nossa greve divulgando mentiras e coagindo os bancários. Não deixe que esses mesmos assediadores ou a direção do sindicato decidam os rumos da greve por você! 
 A Fenaban não surpreendeu ao propor o índice de 6,1% de reajuste, que significa menos do que a reposição da inflação oficial dos últimos 12 meses. Disseram ainda que não seria possível avançar mais. Uma vergonha! O lucro dos grandes bancos cresceu 18,2% no primeiro semestre, comparado com o mesmo período de 2012. Além disso, cobrem toda a folha de pagamento só com a receita fácil das tarifas, praticam os maiores juros do mundo e dizem que não podem garantir melhoria nos salários e direitos aos bancários.

As assembleias em todo o país no dia 18 marcarão o início da nossa greve! A categoria precisa surpreender o governo, os banqueiros e as direções sindicais, lotar as assembleias para tomar em suas mãos o rumo da campanha e definir, democraticamente, sobre a greve e os eixos da luta. Com a ampla participação dos bancários será possível travar uma luta efetiva contra o governo e os banqueiros e ter conquistas. Todos à assembleia!