domingo, 8 de setembro de 2013

LUGAR DE MULHER É NA LUTA E NO 1º ENCONTRO DO MOVIMENTO MULHERES EM LUTA!


Nos dias 5 e 6 de outubro de 2013, na cidade de Sarzedo-MG (região metropolitana) acontecerá o 1º Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta – MML. Fazemos parte da CSP-Conlutas, uma central autônoma com relação aos partidos, democrática no seu funcionamento e de oposição às práticas burocráticas do velho sindicalismo. O MML organiza mulheres trabalhadoras em toda a sua diversidade, desde a juventude, movimentos populares e culturais, negras, brancas, lésbicas, empregadas, aposentadas e desempregadas. Acreditamos na luta classista e na aliança de mulheres e homens para a destruição do capitalismo como elementos fundamentais para livrar o mundo da exploração e da opressão.


Vivemos em uma sociedade machista e por isso, os problemas sentidos pela classe trabalhadora são mais sentidos ainda pelas mulheres trabalhadoras. Somos nós quem mais sentimos pela falta de acesso e pela baixa qualidade dos serviços públicos como saúde, educação, transporte e moradia, entre outros. A violência sexual e doméstica se soma a estes problemas e mostra sua face mais perversa para as mulheres de nossa classe, que enfrentam maiores dificuldades para superar as consequências das agressões – seja pela pobreza, falta de instrução ou pela dificuldade em acessar recursos para sua proteção e de seus filhos e familiares. São muitas as que morrem em decorrência de ações violentas, cometidas principalmente por homens com quem aquelas convivem.

Como se não bastasse, ainda assistimos a enormes retrocessos como o Projeto de Lei intitulado Estatuto do Nascituro, que impede que a mulher tenha acesso ao aborto legal decorrente de estupro, dando direitos ao estuprador sobre a criança nascida da violência e tornando culpada a mulher vítima da agressão.

Durante a campanha eleitoral, Dilma Roussef, eleita primeira presidente mulher do Brasil, prometeu acolher os problemas e reivindicações das mulheres trabalhadoras e realizar grandes transformações em suas vidas, argumentando ser mais sensíveis a estas pelo fato de ser mulher. Infelizmente, assistimos ao corte de verbas destinadas ao combate à violência contra a mulher e o aumento do número de casos; a diferença salarial entre homens e mulheres nas mesmas funções continua enorme; as 6 mil creches prometidas pelo Governo Federal estão longe de serem construídas. Ao invés disso, tanto o PT quanto o PMDB, PSDB e DEM atendem às demandas dos empresários e banqueiros, priorizando as obras da Copa, o pagamento da dívida pública e as isenções fiscais aos donos de indústrias.

Clique aqui e leia o Jornal do I Encontro do MML

A explosão de manifestações no Brasil deu esperança de que podemos conquistar direitos atrasados através da nossa luta. As manifestações são parte das lutas que ocorrem contra as ditaduras no mundo árabe e contra os ataques decorrentes da crise econômica internacional. E a presença das mulheres chama a atenção, e desmentem os que dizem que nosso lugar é na cozinha. No Brasil, fomos para as ruas para cobrar os governos mais direitos, investimentos aos serviços públicos básicos, como saúde, educação, transporte e moradia. A redução da tarifa do transporte em muitas cidades foi o exemplo de que lutando é possível vencer.

As categorias organizadas pelos sindicatos e centrais são parte muito decisiva dessa luta porque podem parar o país ao parar fábricas e serviços. Elas chamaram dias de paralisações, greves e protestos nos locais de trabalho, em 11 de julho e no dia 30 de agosto. O 1º Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta faz parte desse momento. Queremos reunir todas as expressões da luta das mulheres, aquelas que há tempos militam em movimentos, sindicatos, as que fizeram greve pela primeira vez, as que foram parte ou não das manifestações, mas que olharam com simpatia para esse novo momento. Queremos reunir as diversas esperanças depositadas nessa nova onda de lutas. E transformar essas esperanças em ação e organização. Para isso, também precisamos avançar na estruturação e na organização do MML, debatendo e definindo um estatuto, elegendo uma nova Executiva Nacional, que junto com as executivas estaduais, eleitas durante os anos de 2012 e 2013, possa encabeçar a organização dessas lutas e campanhas.

A Bahia se prepara para enviar uma delegação de mulheres ao 1º Encontro Nacional do MML. Mulheres de todas as categorias profissionais, estudantes, aposentadas, donas de casa, desempregadas, sejam ou não ativistas de movimentos sociais e culturais podem participar do Encontro compor a delegação. Para isso, o MML Bahia está organizando Plenárias para discutir o Encontro e organizar a ida das mulheres interessadas. Em Salvador, a Plenária ocorrerá dia 14 de setembro, às 14h (local ainda a definir). A participação na Plenária é fundamental para que as mulheres interessadas possam compor conosco delegação da Bahia e realizar as discussões sobre o Encontro.



Participe do 1º Encontro Nacional do MML! Procure o MML-Bahia no Facebook, entre em contato através do e-mail mulheres.emlutabahia@yahoo.com.br e participe da lista de discussão no Yahoo! Grupos através do e-mail mmlbahia-subscribe@yahoogrupos.com.br. Venha construir uma alternativa classista para as mulheres da classe trabalhadora!