sábado, 14 de novembro de 2009

Sindicato propõe encontro nacional para preparar a luta e organizar a resistência na Nossa Caixa

Cumprindo decisão assemblear e buscando unidade para lutar, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas convoca todas as demais entidades sindicais a construir e realizar em conjunto um grande e democrático encontro nacional, em São Paulo, aberto a todos os bancários da Nossa Caixa

Na Trincheira 109
10/11/2009

Diante do processo de incorporação da Nossa Caixa pelo BB, já em curso e a todo o vapor, a direção do nosso sindicato entende ser urgente a necessidade de intensificar os debates entre todos os bancários e seus representantes. Nesse sentido, nossa entidade já está convocando, publicamente, todo o movimento sindical para somar esforços e arregaçar as mangas na construção de um amplo, democrático e inadiável encontro nacional dos bancários da Nossa Caixa.

Como já fez no histórico capítulo contra a venda do banco paulista, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas reafirma sua intenção de deixar de lado todas e quaisquer divergências políticas ou ideológicas para construir uma ampla frente de luta em defesa dos bancários da Nossa Caixa nesse especial momento de sua incorporação pelo BB.

Os bancários da Nossa Caixa não podem ficar à mercê das ideias, propostas e até dos desmandos dos diretores do BB. Nosso sindicato entende que se fazem absolutamente necessárias e urgentes a elaboração e a apresentação de uma pauta de reivindicações e propostas por parte dos funcionários da Nossa Caixa à direção do Banco do Brasil. Nada de ficar a reboque, esperando que o patrão proponha para reagir só depois!

Vale ressaltar, com a devida ênfase, que a realização de um encontro nacional aberto dos bancários da Nossa Caixa foi discutida e aprovada em assembleias, em Bauru e São Paulo, ainda durante a campanha salarial, tratando-se, assim, de uma decisão assemblear, que agora deve ser cumprida por essas entidades sindicais, engajando-se e esforçando-se na construção desse fórum. A direção do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas sugere que tal encontro seja realizado em São Paulo, no dia 28 de novembro, sábado, dando oportunidade e facilitando, assim, em todos os sentidos, a participação de bancários da Nossa Caixa de todos os cantos do estado -- e de fora dele --, num dia em que todos podem, teoricamente, estar presentes, num fim de semana. Todos se lembram do grande encontro nacional aberto dos bancários da Nossa Caixa, realizado em julho do ano passado, em São Paulo, no ginásio da Portuguesa, num sábado. Milhares de trabalhadores puderam estar presentes e o encontro acabou se tornando um evento histórico, extremamente representativo e democrático. De Bauru, saíram três ônibus repletos de funcionários.

Assim como o Sindicato dos Bancários de Santos, que já fez essa avaliação também em seu site, a direção do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas avaliam que vários e relevantes assuntos e temas devam ser urgentemente abordados pelo conjunto dos trabalhadores e do movimento sindical, como, por exemplo, a eventual realocação de trabalhadores, os planos de saúde e previdência, o PCS, a situação dos funcionários de administração e de rede, entre outros. Além disso, com ainda mais ênfase, surge também a urgente necessidade de se discutir intensamente o tema do PDV, recentemente apresentado pelo BB (vide página 2).

Nesse momento, temos que estar todos unidos e preparados para o enfrentamento. É preciso construir uma ampla frente de luta em defesa intransigente dos bancários da Nossa Caixa. E, a nosso ver, essa resistência deve ser potencializada na realização do encontro nacional aberto, em São Paulo, dia 28/11, sábado. Vamos à luta, até a vitória!