terça-feira, 7 de setembro de 2010

Indicativo de Greve para dia 22/09

Na última quinta-feira, 02/09, os bancários de Porto Alegre decidiram em assembléia adotar o calendário proposto pelo MNOB/Conlutas e votaram o indicativo de greve para o dia 22/09. Isso significa uma grande vitória da base, pois a proposta original do sindicato era iniciar a greve somente depois do 1° turno das eleições presidenciais. Diante da pressão da base, a diretoria do sindicato foi obrigada a recuar e aceitar a proposta, que foi votada por unanimidade.

Os sindicatos do Rio Grande do Norte, do Maranhão e de Bauru (filiados ao MNOB) já haviam adotado o calendário e agora com essa vitória em Porto Alegre abre-se a possibilidade de que isso se repita em outros estados, inclusive aqui na Bahia.

Para isso, é preciso pressionar a diretoria do Sindicato dos Bancários da Bahia exigindo convocação de assembléia para avaliarmos as negociações e a proposta de indicativo de greve para o próximo dia 22.

O abaixo-assinado exigindo assembléia e deliberação sobre a greve no mês de setembro vem tendo grande aceitação nas agências. Além disso, na posse dos representantes sindicais de base do BB, todos assinaram o abaixo-assinado e ficaram responsáveis por coletar as assinaturas em seus locais de trabalho. Essa mobilização está reunindo centenas de assinaturas exigindo assembléia e indicativo de greve. A diretoria do sindicato já está ciente disso e a partir dessa pressão precisa atender a vontade da categoria.

O calendário proposto no abaixo-assinado é o seguinte:

- 11/09: Encontro Estadual pela Isonomia. Esse evento foi uma deliberação dos Congressos dos funcionários do BB e da CEF realizados em abril deste ano. Infelizmente o sindicato só iniciou sua convocação ontem pelo site. Desde a semana passada, o MNOB/ BA vem alertando a todos que a convocação e a participação neste encontro são fundamentais para fortalecer a luta pela isonomia nessa campanha salarial. O evento ocorre no Marazul Hotel, ao lado do Hospital Espanhol, a partir das 9h. Participe!

- 17/09: Assembléias para avaliação das negociações específicas (BB, CEF, BNB) e das negociações com a Fenaban. Definição de indicativo de greve.
-22/09: Assembléia geral e definição sobre greve

O abaixo-assinado segue em anexo. Depois de coletadas as assinaturas, favor encaminhá-las via malote, de preferência até quinta-feira, para os seguintes colegas:

BB:
Catiane (Ag. Camaçari – 1238) ou Wellington (Ag. Aratu – 1238)

CEF
Thiago Telles (Ag. Comércio - Salvador)

BNB
Valter Mercês (Ag. Comércio - Salvador)