quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Participe do Encontro Estadual pela Isonomia nos Bancos Públicos!

No próximo sábado, 11/09, ocorre o Encontro Estadual pela Isonomia. O evento está sendo convocado pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, seguindo deliberação dos congressos dos funcionários do BB e da CEF, realizados em abril deste ano.

Além do arrocho salarial e das péssimas condições de trabalho, os bancários que ingressaram nos bancos públicos após 1998 se deparam com uma situação de discriminação nos locais de trabalho. Conhecidos como “genéricos”, esses funcionários não possuem os mesmos direitos que os colegas pré-98, mesmo desempenhando a mesma função.

Essa situação foi imposta pelo Governo FHC, mas é necessário dizer que o Governo Lula não alterou esse quadro de diferenciação e de retirada de direitos. A isonomia sempre foi uma demanda importante da categoria nesses quase 8 anos, mas o Governo Lula fez apenas algumas alterações superficiais, como o direito de acumular ou vender os abonos. E isso depois de muita pressão com as greves da categoria. Naquilo que é fundamental para garantir a isonomia de fato, o governo não avançou um passo sequer.

Dessa forma, um colega que tem 12 anos ou menos de banco não pode gozar do direito à licença-prêmio que os demais colegas têm. Não pode descansar 18 dias por ano (90 dias a cada 5 anos) ou converter esse tempo em espécie, aumentando sua renda.

Além disso, não poderá se beneficiar da recente conquista do retorno do anuênio no BB, retirado arbitrariamente pelo banco. Segundo determinação da justiça, o banco deverá ressarcir retroativamente e incorporar ao salário os anuênios atrasados. Essa vitória dos antigos funcionários, portanto, vai escancarar ainda mais o fosso existente entre os pré e os pós-98.

O governo Lula não pode terminar mais um mandato sem atender nossa reivindicação de isonomia! Para trabalhos iguais, direitos iguais! Nessa campanha salarial, devemos exigir do governo Lula que desfaça esse ataque de FHC. As ações judiciais e os projetos de lei são importantes, mas somente a luta da categoria pode nos levar a essa conquista.

Devemos exigir do Comando de Negociação e do Sindicato da Bahia que não venda nossa greve por uma proposta de reajuste irrisória como nos últimos anos. Uma vez em greve, só devemos descruzar os braços depois de um real avanço na luta pela isonomia.

Venha discutir nossos direitos e organizar a luta pela isonomia como um dos eixos da campanha salarial! Participe do Encontro Estadual pela Isonomia!

O Encontro ocorrerá no dia 11 ,a partir das 9h. Local: Marazul Hotel, ao lado do Hospital Espanhol, na Barra.