quinta-feira, 16 de setembro de 2010

VITÓRIA DA BASE! DEPOIS DE PRESSIONAR O SINDICATO DA BAHIA, BANCÁRIOS CONSEGUEM INDICATIVO DE ASSEMBLÉIA PARA DIA 22

No último sábado ocorreu o Encontro Inter-Estadual pela Isonomia, realizado também em outros estados como São Paulo e Santa Catarina. O evento aqui na Bahia contou com pouca participação da base, refletindo mais uma vez a precária convocação realizada pela diretoria do Sindicato, chegando ao ponto de ter ocorrido em um local distinto daquele que havia sido divulgado no jornal “O Bancário” do dia anterior.

Por isso, o objetivo inicial do Encontro, que seria preparar a categoria para defender licença prêmio e anuênio para todos na campanha salarial, se cumpriu apenas parcialmente. Com a exceção de alguns ativistas de Salvador e Região Metropolitana e de poucos bancários de base que vieram com a delegação do interior e de Sergipe, o evento se resumiu novamente a um encontro de dirigente sindicais.

Apesar disso, conseguimos vitórias importantes nesse encontro. Em primeiro lugar, o abaixo-assinado impulsionado pelo MNOB/ BA contou com uma importante adesão durante o evento reforçando a iniciativa que chegou a coletar cerca de 400 assinaturas até o início desta semana.

Lembrando que o abaixo-assinado, que começou a circular no fim de agosto, exigia a realização do próprio Encontro pela Isonomia, de assembléias específicas para o dia 17/09 e continua exigindo a realização de Assembléia Geral no dia 22 para avaliar as negociações e a deflagração da Greve para o dia seguinte. A adesão foi impressionante! Se tivéssemos condições de percorrer um número maior de agências, com certeza o número de assinaturas seria bem maior.

Além de informar ao sindicato a grande adesão da base ao abaixo-assinado, exigimos que a diretoria apresentasse uma data concreta para a realização de nossa assembléia. Inicialmente, a diretoria não quis apresentar data específica para a convocação. No entanto, depois que um bancário de base de Sergipe também exigiu um posicionamento, a diretoria enfim concordou com a nossa proposta de assembléia para o dia 22.

Exigimos também no encontro a convocação de uma reunião dos delegados sindicais para discutir a campanha salarial e a preparação para a Greve. A convocação de reuniões regulares entre delegados sindicais é uma resolução do Congresso dos Bancários, ocorrido em março deste ano, mas que até agora não foi cumprida. Conseguimos nesse encontro também o compromisso da diretoria para que convoque essa reunião antes da assembléia do dia 22.

Apesar dessas vitórias, a única garantia que iremos concretizá-las de fato é a continuidade da pressão da base sobre o sindicato. Se queremos reunião entre os delegados sindicais para preparar a greve e se estamos convencidos de que a assembléia no dia 22 precisa acontecer, devemos manter as exigências e a pressão. Além disso, devemos exigir que a assembléia seja divulgada massivamente e com antecedência para que conte com uma forte presença da categoria.


Até agora nem a assembléia e nem a reunião dos delegados sindicais foi informada no boletim ou site do sindicato.Telefone ou mande e-mail exigindo o nosso direito de avaliar as negociações e decidir se queremos a deflagração da Greve. Vamos tomar a campanha salarial em nossas mãos e empurrar o sindicato para a luta! O telefone e o e-mail do sindicato são: (71) 3329-2333 e imprensa@bancariosbahia.org.br.