segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Assembléia dos bancários da Bahia aprova publicação de Nota na imprensa com exigências ao Governo Dilma


Na assembléia dos bancários realizada hoje (10/10) aprovamos uma ação importante no sentido de pressionar o Governo Dilma para que reabra as negociações e nossas reivindicações sejam atendidas.

Refletindo a vitória que os bancários de São Paulo tiveram na última quarta-feira, quando conseguiram aprovar uma carta de exigências direcionada à Presidente Dilma, o sindicato dos bancários da Bahia abriu a assembléia com a proposta de publicar uma nota nos jornais exigindo do Governo o fim da intransigência na Greve.

Isso é muito importante para explicar à população que a culpa por estarmos parados também é do Governo e não apenas dos banqueiros. A CONTRAF/CUT não tomou qualquer iniciativa, até então, para exigir de Dilma que desista de descontar os dias parados dos bancários em Greve. A CONTRAF/CUT só faz exigências aos banqueiros, ignorando o papel lamentável que o governo vem tendo nas campanhas salariais.

O Governo vem travando a negociação justamente porque não abre mão de descontar o salário dos trabalhadores, como vem fazendo na Greve dos Correios. Além disso, para Dilma é importante arrochar os nossos salários para manter a alta lucratividade dos bancos.

As intervenções dos membros do MNOB/BA na assembléia reafirmaram a importância da vitória dos bancários de São Paulo e sugeriram os eixos que devem estar presentes na nota a ser divulgada na Bahia. A proposta de conteúdo da nota foi aprovada e tem os seguintes pontos:

- Esclarecer à população que o Governo Dilma é responsável pela intransigência nas negociações;

- Repudiar com firmeza a política de retaliação do Governo Dilma (ameaça de desconto dos dias; Interditos proibitórios);

- Solidariedade com a Greve dos Correios: “Greve é um direito! Dilma não desconte o salário dos trabalhadores!”

- Reafirmar a pauta geral e específica dos bancários: Reajuste salarial digno, estabilidade no emprego, Isonomia, etc.