segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Assembléia dos bancários vota continuidade da Greve

A assembléia dos bancários ocorrida hoje (03/10) reafirmou a continuidade da Greve e aprovou a construção de mais uma passeata unificada com os trabalhadores dos correios. Os cerca de 250 bancários presentes também receberam a solidariedade de outros setores que estão em luta.

O representante da ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre) trouxe a solidariedade da juventude com a Greve da categoria, lembrando que a nossa luta contra os banqueiros e os ataques do governo é a mesma. A ANEL está na linha de frente da construção da Campanha pelos 10 % do PIB para a educação.

Uma representante dos Servidores das Escolas Técnicas Federais (SINASEFE) ressaltou a necessidade de unificar as campanhas salariais e solicitou apoio à Greve que eles estão construindo há cerca de dois meses contra a política de arrocho salarial do Governo Dilma.

Os militantes do MNOB-BA fizeram falas apontando a unificação das categorias em greve como forma de fortalecer as lutas contra os ataques do governo Dilma. Fizeram denúncia da relação entre o governo e os banqueiros, além de repudiar a intransigência nas negociações.

Também levaram informações sobre os acordos fechados nas campanhas salariais do bancários do Banco Regional de Brasília, que conseguiram reajuste de 17,45%, e do Banpará, que conquistaram licença-prêmio e o abono total dos dias de greve. Para o MNOB esse precisa ser o novo patamar para as negociações com os demais bancos e o governo.

Mais uma vez o MNOB-BA posicionou-se contra qualquer forma de retaliação aos grevistas, seja através do desconto ou da compensação dos dias parados, exigindo do sindicato iniciativas jurídicas e a pressão sobre o governo para evitar a punição dos bancários em greve.

A próxima assembléia dos bancários está marcada para a próxima quarta-feira, dia 05, às 18h, no Ginásio de Esportes dos Bancários, Ladeira dos Aflitos. Já a passeata unificada com os trabalhadores dos correios deve ser confirmada ao longo da semana. A próxima quinta-feira é o dia previsto para a realização da manifestação.