quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Para uma Greve Vitoriosa, Unidade entre Bancários e Carteiros!!!!


Ontem, durante a assembleia de bancários da Bahia, um companheiro da base dos correios, Gil, fez uma importante fala saudando a greve de bancários e reivindicando a unidade entre as lutas de bancários e carteiros. A plenária aplaudiu fortemente, mostrando que os bancários compreendem que a unidade entre os trabalhadores em luta é fundamental para fortalecer a greve de ambas as categorias contra o governo e empresários.

A fala de unidade do Gil só aconteceu devido a essa compreensão da base de bancários. A diretoria do sindicato dos bancários da Bahia foi contra a manifestação do carteiro.  Só após a exigência da plenária, Gil conseguiu se pronunciar.

Esse fato nos traz duas lições para reflexão. Em primeiro lugar, vimos ontem que é possível fazer valer a vontade da maioria presente na assembleia e dobrar as atitudes anti-democráticas da atual gestão do sindicato. Essa greve pode ser diferente e vitoriosa, mas para isso precisamos aderir à greve, participar dos piquetes e comparecer às assembleias para decidirmos coletivamente os rumos do nosso movimento. Não podemos permitir que os administradores dos bancos ou a diretoria do sindicato decidam por nós.

Em segundo lugar, presenciamos mais uma atitude que mostra a falta de independência da diretoria do sindicato em relação ao governo. Tentar impedir que um trabalhador de base dos correios fale sobre a greve de sua categoria em nossa assembleia não tem outra explicação a não ser o temor de que a unificação das nossas lutas desgastem ainda mais o governo Dilma. É por isso que, na prática, o sindicato não toma qualquer medida para que essa unificação ocorra. Várias propostas surgiram durante a assembleia, como a realização de uma manifestação conjunta entre bancários e carteiros, mas a mesa composta pela diretoria da entidade não a encaminhou para nossa avaliação e votação.

Bancários e Carteiros devem marchar lado a lado, contra a privatização e terceirização dentro dos bancos públicos e dos correios promovida pelo governo Dilma, contra a PL 4330 que visa privatizar as áreas fins, contra a privatização de nossas riquezas como o pré-sal, e por melhores salários e condições de trabalho.

PELA UNIFICAÇÃO DAS CAMPANHAS SALARIAIS DE BANCÁRIOS E TRABALHADORES DOS CORREIOS!

DEMOCRACIA EM NOSSAS ASSEMBLEIAS JÁ!

PARA GARANTIR A VOTAÇÃO DAS PROPOSTAS, OS BANCÁRIOS DA BASE TAMBÉM DEVEM COMPOR A MESA QUE COORDENA A ASSEMBLEIA!