terça-feira, 28 de setembro de 2010

Deflagrada a GREVE

A categoria está em greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira (29/09). Os mais de 800 bancários presentes na assembléia de ontem, no Ginásio, foram unânimes na aprovação da paralisação. Esta é a única forma de pressionar os banqueiros a cederam na negociação e oferecerem um reajuste justo. Os bancários reivindicam 11% de reajuste salarial.

Para os trabalhadores, somente com a participação e a unidade da categoria podem fortalecer o movimento e o Sindicato na luta por conquistas.

Comando
Os bancários definiram ainda, durante a assembléia, a construção de um Comando de Mobilização com a participação dos diretores, delegados e demais funcionários. A intenção é avaliar, diariamente, o movimento e, se for o caso, definir novas estratégias. Quarta-feira (29/09), já tem encontro às 17h, no Ginásio de Esportes. O trabalhador que chegar mais cedo, poderá ainda assistir filmes que serão exibidos pelo Sindicato. 

Fonte: SBBA

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

BANQUEIROS E GOVERNO NÃO APRESENTAM PROPOSTAS: A RESPOSTA É GREVE! É HORA DE INTENSIFICAR A PRESSÃO SOBRE O SINDICATO PARA QUE CONVOQUE A ASSEMBLÉIA DA CATEGORIA!

Durante as últimas semanas, os banqueiros não têm feito outra coisa senão enrolar o Comando de Negociação composto pela Contraf/CUT e a CTB. O Governo Lula, por sua vez, não apresentou qualquer resposta positiva sobre nossas pautas específicas nas negociações com o BB e a CEF. Muito pelo contrário, no caso do BB, a única novidade foi a apresentação da data de implementação do projeto piloto que retira as portas detectoras de metais das agências. Um absurdo!

Como entender esse comportamento intransigente se as instituições financeiras apresentaram lucros astronômicos em seus últimos balanços de resultados? Infelizmente, os bancos e o governo sentem-se tranqüilos e confortáveis diante de um Comando de Negociação que não propõe para a categoria um indicativo claro de greve.

A proposta de Greve a partir do dia 22 ganha força na base da categoria a cada dia. A cada anúncio de negociação frustrada, sentimos a necessidade de responder com nosso maior instrumento de pressão. Os bancários do Maranhão, de Bauru, do Rio Grande do Norte e de Porto Alegre já demonstraram que estão dispostos a iniciar a paralização a partir do dia 22. No entanto, essa vontade da base do país inteiro não se reflete nas decisões da maior parte das direções sindicais.

O Sindicato dos Bancários da Bahia costuma responsabilizar a Contraf/CUT por essa situação de descompasso entre aquilo que a categoria deseja e o que a direção do movimento impõe. Concordamos com essa denúncia e acreditamos que a categoria precisa derrotar a Contraf/CUT e sua política de conciliação com o Governo. Precisamos acabar com a Mesa Única da Fenaban e forçar o Governo a negociar nossas perdas salariais nos bancos públicos, assim como outras categorias conseguiram.

Nos impuseram um índice rebaixado de 11%.nessa campanha salarial. Apesar disso, podemos avançar em outros temas importantes, como o piso salarial e a Isonomia, derrotando a proposta que defende a deflagração da Greve apenas depois das eleições presidenciais. Por isso, fazemos um chamado mais uma vez à diretoria do Sindicato da Bahia para que respeite a vontade da categoria e convoque o quanto antes a Assembléia Geral do dia 22/09. Temos o direito de avaliar as negociações e decidir se queremos entrar em greve!

Apesar de ter assumido esse compromisso no Encontro pela Isonomia, o Sindicato ainda não anunciou a data da assembléia. No jornal “O bancário” de hoje não há qualquer menção sobre isso. Apesar da avaliação de que a reunião com a Fenaban não resultou em nada e de que não há previsão para apresentação de proposta, o jornal se refere a uma idéia muito vaga de que há a “possibilidade de greve nas próximas semanas”. Nada de concreto sobre data da assembléia, proposta de paralisação, muito menos sobre indicativo de Greve. Isso é muito ruim, pois a divulgação antecipada da realização da assembléia facilitaria uma maior presença da categoria.

É hora de reforçar a pressão para exigir do Sindicato a convocação imediata de nossa assembléia. Telefone para o número (71) 3329-2333 e mande mensagens para o e-mail imprensa@bancariosbahia.org.br.

VITÓRIA DA BASE! DEPOIS DE PRESSIONAR O SINDICATO DA BAHIA, BANCÁRIOS CONSEGUEM INDICATIVO DE ASSEMBLÉIA PARA DIA 22

No último sábado ocorreu o Encontro Inter-Estadual pela Isonomia, realizado também em outros estados como São Paulo e Santa Catarina. O evento aqui na Bahia contou com pouca participação da base, refletindo mais uma vez a precária convocação realizada pela diretoria do Sindicato, chegando ao ponto de ter ocorrido em um local distinto daquele que havia sido divulgado no jornal “O Bancário” do dia anterior.

Por isso, o objetivo inicial do Encontro, que seria preparar a categoria para defender licença prêmio e anuênio para todos na campanha salarial, se cumpriu apenas parcialmente. Com a exceção de alguns ativistas de Salvador e Região Metropolitana e de poucos bancários de base que vieram com a delegação do interior e de Sergipe, o evento se resumiu novamente a um encontro de dirigente sindicais.

Apesar disso, conseguimos vitórias importantes nesse encontro. Em primeiro lugar, o abaixo-assinado impulsionado pelo MNOB/ BA contou com uma importante adesão durante o evento reforçando a iniciativa que chegou a coletar cerca de 400 assinaturas até o início desta semana.

Lembrando que o abaixo-assinado, que começou a circular no fim de agosto, exigia a realização do próprio Encontro pela Isonomia, de assembléias específicas para o dia 17/09 e continua exigindo a realização de Assembléia Geral no dia 22 para avaliar as negociações e a deflagração da Greve para o dia seguinte. A adesão foi impressionante! Se tivéssemos condições de percorrer um número maior de agências, com certeza o número de assinaturas seria bem maior.

Além de informar ao sindicato a grande adesão da base ao abaixo-assinado, exigimos que a diretoria apresentasse uma data concreta para a realização de nossa assembléia. Inicialmente, a diretoria não quis apresentar data específica para a convocação. No entanto, depois que um bancário de base de Sergipe também exigiu um posicionamento, a diretoria enfim concordou com a nossa proposta de assembléia para o dia 22.

Exigimos também no encontro a convocação de uma reunião dos delegados sindicais para discutir a campanha salarial e a preparação para a Greve. A convocação de reuniões regulares entre delegados sindicais é uma resolução do Congresso dos Bancários, ocorrido em março deste ano, mas que até agora não foi cumprida. Conseguimos nesse encontro também o compromisso da diretoria para que convoque essa reunião antes da assembléia do dia 22.

Apesar dessas vitórias, a única garantia que iremos concretizá-las de fato é a continuidade da pressão da base sobre o sindicato. Se queremos reunião entre os delegados sindicais para preparar a greve e se estamos convencidos de que a assembléia no dia 22 precisa acontecer, devemos manter as exigências e a pressão. Além disso, devemos exigir que a assembléia seja divulgada massivamente e com antecedência para que conte com uma forte presença da categoria.


Até agora nem a assembléia e nem a reunião dos delegados sindicais foi informada no boletim ou site do sindicato.Telefone ou mande e-mail exigindo o nosso direito de avaliar as negociações e decidir se queremos a deflagração da Greve. Vamos tomar a campanha salarial em nossas mãos e empurrar o sindicato para a luta! O telefone e o e-mail do sindicato são: (71) 3329-2333 e imprensa@bancariosbahia.org.br.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Semestre de lutas: unificar as campanhas salariais!

Além da campanha salarial dos bancários, outras categorias iniciaram mobilizações nesse segundo semestre. Os metalúrgicos da Bahia já estão em Greve e os petroleiros e funcionários dos Correios se preparam para cruzar os braços durante o mês de setembro. A unificação dessas mobilizações fortaleceria a luta de cada uma dessas categorias, inclusive a de nós bancários. Infelizmente, tanto a CUT como a CTB evitam articular essas greves para não correr o risco de pressionar politicamente o governo em plena campanha eleitoral. A CSP Conlutas faz um chamado ao Sindicato dos Bancários da Bahia e à CTB para que procurem ações em comum entre a campanha salarial dos bancários e as lutas dos demais trabalhadores.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Participe do Encontro Estadual pela Isonomia nos Bancos Públicos!

No próximo sábado, 11/09, ocorre o Encontro Estadual pela Isonomia. O evento está sendo convocado pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, seguindo deliberação dos congressos dos funcionários do BB e da CEF, realizados em abril deste ano.

Além do arrocho salarial e das péssimas condições de trabalho, os bancários que ingressaram nos bancos públicos após 1998 se deparam com uma situação de discriminação nos locais de trabalho. Conhecidos como “genéricos”, esses funcionários não possuem os mesmos direitos que os colegas pré-98, mesmo desempenhando a mesma função.

Essa situação foi imposta pelo Governo FHC, mas é necessário dizer que o Governo Lula não alterou esse quadro de diferenciação e de retirada de direitos. A isonomia sempre foi uma demanda importante da categoria nesses quase 8 anos, mas o Governo Lula fez apenas algumas alterações superficiais, como o direito de acumular ou vender os abonos. E isso depois de muita pressão com as greves da categoria. Naquilo que é fundamental para garantir a isonomia de fato, o governo não avançou um passo sequer.

Dessa forma, um colega que tem 12 anos ou menos de banco não pode gozar do direito à licença-prêmio que os demais colegas têm. Não pode descansar 18 dias por ano (90 dias a cada 5 anos) ou converter esse tempo em espécie, aumentando sua renda.

Além disso, não poderá se beneficiar da recente conquista do retorno do anuênio no BB, retirado arbitrariamente pelo banco. Segundo determinação da justiça, o banco deverá ressarcir retroativamente e incorporar ao salário os anuênios atrasados. Essa vitória dos antigos funcionários, portanto, vai escancarar ainda mais o fosso existente entre os pré e os pós-98.

O governo Lula não pode terminar mais um mandato sem atender nossa reivindicação de isonomia! Para trabalhos iguais, direitos iguais! Nessa campanha salarial, devemos exigir do governo Lula que desfaça esse ataque de FHC. As ações judiciais e os projetos de lei são importantes, mas somente a luta da categoria pode nos levar a essa conquista.

Devemos exigir do Comando de Negociação e do Sindicato da Bahia que não venda nossa greve por uma proposta de reajuste irrisória como nos últimos anos. Uma vez em greve, só devemos descruzar os braços depois de um real avanço na luta pela isonomia.

Venha discutir nossos direitos e organizar a luta pela isonomia como um dos eixos da campanha salarial! Participe do Encontro Estadual pela Isonomia!

O Encontro ocorrerá no dia 11 ,a partir das 9h. Local: Marazul Hotel, ao lado do Hospital Espanhol, na Barra.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Indicativo de Greve para dia 22/09

Na última quinta-feira, 02/09, os bancários de Porto Alegre decidiram em assembléia adotar o calendário proposto pelo MNOB/Conlutas e votaram o indicativo de greve para o dia 22/09. Isso significa uma grande vitória da base, pois a proposta original do sindicato era iniciar a greve somente depois do 1° turno das eleições presidenciais. Diante da pressão da base, a diretoria do sindicato foi obrigada a recuar e aceitar a proposta, que foi votada por unanimidade.

Os sindicatos do Rio Grande do Norte, do Maranhão e de Bauru (filiados ao MNOB) já haviam adotado o calendário e agora com essa vitória em Porto Alegre abre-se a possibilidade de que isso se repita em outros estados, inclusive aqui na Bahia.

Para isso, é preciso pressionar a diretoria do Sindicato dos Bancários da Bahia exigindo convocação de assembléia para avaliarmos as negociações e a proposta de indicativo de greve para o próximo dia 22.

O abaixo-assinado exigindo assembléia e deliberação sobre a greve no mês de setembro vem tendo grande aceitação nas agências. Além disso, na posse dos representantes sindicais de base do BB, todos assinaram o abaixo-assinado e ficaram responsáveis por coletar as assinaturas em seus locais de trabalho. Essa mobilização está reunindo centenas de assinaturas exigindo assembléia e indicativo de greve. A diretoria do sindicato já está ciente disso e a partir dessa pressão precisa atender a vontade da categoria.

O calendário proposto no abaixo-assinado é o seguinte:

- 11/09: Encontro Estadual pela Isonomia. Esse evento foi uma deliberação dos Congressos dos funcionários do BB e da CEF realizados em abril deste ano. Infelizmente o sindicato só iniciou sua convocação ontem pelo site. Desde a semana passada, o MNOB/ BA vem alertando a todos que a convocação e a participação neste encontro são fundamentais para fortalecer a luta pela isonomia nessa campanha salarial. O evento ocorre no Marazul Hotel, ao lado do Hospital Espanhol, a partir das 9h. Participe!

- 17/09: Assembléias para avaliação das negociações específicas (BB, CEF, BNB) e das negociações com a Fenaban. Definição de indicativo de greve.
-22/09: Assembléia geral e definição sobre greve

O abaixo-assinado segue em anexo. Depois de coletadas as assinaturas, favor encaminhá-las via malote, de preferência até quinta-feira, para os seguintes colegas:

BB:
Catiane (Ag. Camaçari – 1238) ou Wellington (Ag. Aratu – 1238)

CEF
Thiago Telles (Ag. Comércio - Salvador)

BNB
Valter Mercês (Ag. Comércio - Salvador)